Dicas de Casamento - Ep.1

Por que você deve apostar em fotos espontâneas no seu casamento :)


por-que-voce-deve-apostar-em-fotos-espontaneas-no-seu-casamento01.jpg

Às vezes, até parece combinada a chegada do fotógrafo à mesa logo após a bandeja de canapés. Seja sincero, em quantos casamentos você se sentiu constrangido e invadido pelo flash na hora de fazer a foto com os noivos enquanto via quitute esfriar no prato? Se tiver vídeo, então, a situação é ainda pior. Não sabemos se devemos sorrir, conversar ou fingir que nada está acontecendo. Se chegou a sua vez de se casar e você quer fugir dessa situação, eu tenho uma sugestão: aposte em fotos espontâneas no álbum de casamento.


Uma festa de casamento é praticamente um organismo vivo e imprevisível. Cada recepção tem seu modo de ser e sua energia própria. Tentar direcioná-la ou padronizá-la para fazê-la caber em um álbum tradicional é como se você estivesse abrindo mão de explorar inúmeras situações únicas para ter as fotos convencionais. É bonito? Sim, mas está longe de ser a mesma coisa.

Com o tempo, não foram apenas as câmeras que evoluíram, mas também o estilo fotográfico. O que acontece é que muita gente não sabe que existem outras possibilidades e formatos para o álbum de casamento, bem diferentes daquele que sua mãe fez. Como noivos, é uma ótima oportunidade para vocês escolherem algo que combine exatamente com vocês.  

Mesmo assim, boa parte dos noivos ainda opta por fazer fotos tradicionais. Um dos receios é que, apostando em fotos espontâneas e sem a passagem em cada uma das mesas, algumas pessoas importantes vão acabar ficando de fora. Admito, nesse formato mais livre de trabalho, o risco sempre existe. Mas, pela minha experiência, ele é quase nulo. Normalmente, as pessoas mais significativas são as que mais aproveitam da festa. Resultado: costumam estar sempre na mira das lentes. Ter um álbum repleto de pessoas distantes, que normalmente são convidadas por educação, não é mais comum.

talkingintheroad.jpg

Mas e a qualidade das fotos?

Ah, esse é um ponto que precisa ser bem observado. Quando temos o controle do posicionamento das pessoas e da origem da luz, de fato, nosso trabalho na captação é facilitado. Qualquer falha, basta pedir para repetir que está tudo certo. Em fotos espontâneas, o trabalho é praticamente um “fotojornalismo”. O momento certo, na posição correta faz toda a diferença.

É justamente por isso que é importante ter um profissional com experiência nesse tipo de trabalho. Não adianta contratar um fotógrafo tradicional e pedir que os registros sigam uma linha diferente. Cada um tem a sua especialidade e, na hora de contratar, devemos respeitar a linguagem do profissional para não causar nenhuma frustração.  

Agora, voltando a falar sobre a qualidade das fotos, sou suspeito para opinar. Claro que, em ambos casos, os cliques serão bonitos, bem enquadrados e, provavelmente, irão te emocionar. Mas não há situação posada que se compare às fotos espontâneas que pegam um olhar carinhoso da mãe, o suspiro íntimo da noiva ou os sorrisos sinceros dos padrinhos. Quando a gente consegue captar um momento tão verdadeiro, a foto deixa de ser um registro de protocolo e passar a ser uma lembrança praticamente viva. A dinâmica é tão diferente que, toda vez que você abrir o álbum, vai reparar em um detalhe que, até então, havia passado despercebido.

por-que-voce-deve-apostar-em-fotos-espontaneas-no-seu-casamento02.jpg

Mas não pense que optar por fotos espontâneas no álbum de casamento significa abrir mão de todos os cliques posados. Um fotógrafo especialista nesse tipo de serviço sabe distinguir bem os momentos em que um pouco de direção contribuirá para um enquadramento melhor. A diferença é que essas são situações bem pontuais e, na maior parte do tempo, ele estará misturado entre os convidados.

Para finalizar, é extremamente importante mencionar outro aspecto: o tempo. Como você nunca se casou, provavelmente não tem ideia de como a festa é curta. Se, na hora de fechar o buffet, as horas a mais pareciam uma eternidade e inflavam o orçamento, no dia, você vai perceber que a festa acaba num piscar de olhos. No fim, muitos casais se arrependem de dedicarem tanto tempo às fotos protocolares, enquanto deveriam aproveitar mais a comemoração. Lembre-se que, antes de mais nada, o casamento é para ser plenamente vivido.  

fotografiadecasamento.jpg

A escolha acertada do fotógrafo é algo muito importante para o casamento. Por isso, não se limite a escolher pelo portfólio, mas entre em contato pessoalmente e discuta esse tipo de assunto com ele. É importante você sentir a energia da pessoa que irá fazer parte desse momento único.

Gostou do texto? Então, aproveite para conhecer um pouco mais do nosso trabalho acessando o portfolio.  Lembre-se que esse texto não deve te convencer a mudar de opinião sobre o estilo do seu álbum. Se você já tem algo em mente, vá fundo. Sempre faça as coisas do jeitinho que sonhou!  

Fabio Furlan