Dicas de Casamento - Ep. 3

A montagem de um álbum de casamento perfeito

A produção de vídeos para casamentos evoluiu muito com o passar dos anos. Hoje, é normal encontrar trabalhos cinematográficos, com drones e tudo o que tem direito. Mas quando você questiona o casal sobre qual é a principal lembrança do grande dia, quase todo mundo responde: o álbum de casamento. 

Por mais que o tempo passe e novas tecnologias apareçam, ter aquele álbum na prateleira durante as próximas gerações é um verdadeiro tesouro para os noivos – e acho que isso nunca vai mudar. Mas, para que ele fique realmente especial, vários cuidados são necessários, desde o planejamento da cerimônia, o momento da captura, a seleção e diagramação das imagens, o material escolhido e o cuidado na impressão. 

Não é só trabalho do fotógrafo

É claro que a escolha certa do profissional que irá registrar o seu casamento é fundamental para que o álbum saia do jeito que você deseja. Mas os noivos e assessores também podem fazer a sua parte para deixar tudo mais alinhado.

Uma das dicas que eu sempre dou é reservar as duas primeiras filas dos bancos da cerimônia para as pessoas que você mais considera. Não precisa fazer um mapa completo dos lugares, mas as duas primeiras fileiras são aquelas que mais aparecem no fundo das fotos da cerimônia. Se você não tomar esse cuidado, muitas pessoas acabam chegando antes para garantir justamente uma boa visão da celebração e, por tabela, são enquadradas em boa parte das fotos. 

Fotos de cerimônias em que os convidados aparecem ao fundo.  

Passar algumas orientações aos convidados também pode ajudar muito na qualidade das imagens. Um ponto em especial é justamente a hora da entrada da noiva. Assim que começa a música, é normal um frenesi tomar conta das pessoas. Porém, essa empolgação faz com que apareça um mar de celulares para registrar o momento. Na luta por um bom enquadramento, muita gente acabam invadindo o trajeto até o altar. 

Durante esses excessos, muitos convidados esquecem que o fotógrafo também está procurando um bom lugar para fazer o registro oficial. Muitas vezes, eles encobrem o profissional. Então, o ideal é pedir ao assessor para alertar os mais ansiosos e conter os ânimos, deixando claro como isso pode atrapalhar o trabalho dos fotógrafos envolvidos. Para se ter uma noção, já vi gente derrubando a decoração no caminho da noiva, só para fazer um bom enquadramento. 

Outra coisa importante é conhecer bem o estilo fotográfico do profissional que você quer contratar. Nós, por exemplo, optamos por fazer fotos mais naturais e espontâneas. Quer saber sobre o nosso método? Dá uma olhada nesse texto

A montagem do álbum de casamento

O casamento foi um sucesso e a viagem de lua de mel, inesquecível. Mas isso não significa que o trabalho fotográfico acabou. Na verdade, é esse o momento mais importante: a montagem do álbum. Aqui na Talking in The Road, você recebe um link com uma prévia do material. São algumas fotos para fazer o casal entrar no clima e começar a planejar sua recordação. 

Depois disso, marcamos uma data aqui no estúdio para a montagem oficial e aprovação da diagramação. Nesse dia, a proposta é escolher as imagens de um modo que elas contem a história do casamento. Ou seja, não basta escolher as fotos mais bonitas, é preciso também criar uma ordem, para que o álbum tenha começo, meio e fim. 

Falando, parece fácil. Mas esse é, com certeza, um dos momentos mais emocionantes para os noivos. Por isso, é necessário ter paciência para definir cada página exatamente do jeitinho que você sempre quis. Nessa hora, é sempre bom ouvir a opinião do seu fotógrafo. Ele pode dar algumas ideias bem interessantes. 

Se você ficou em dúvida, não force uma decisão imediata. Por isso, sempre encaminho o PDF com a diagramação feita. Assim, o casal pode refletir em casa sobre a disposição das fotos antes da aprovação final. Desse modo, fica mais fácil garantir que tudo está em ordem antes de enviar para a gráfica.

A impressão do álbum

Decidiu a ordem das fotos? Então, agora só faltam os detalhes externos. Nós optamos por um acabamento em tecido, que traz um ar moderno e, ao mesmo, tempo sofisticado. No dia da reunião, o casal poderá escolher qual acabamento para a capa eles preferem, as que mais saem são as opções em linho ou madeira. Também é possível escolher outras possibilidades, mas o ideal é sempre levar em consideração o conceito das páginas internas, para que a capa não destoe do material. 

O álbum de casamento é tão especial que, muitas vezes, merece uma atenção única. E os noivos podem optar por uma impressão especial, que garante ainda mais nitidez nas fotografias. A impressão fine art é tão rigorosa que é a mesma utilizada para as obras de arte, devido ao nível da qualidade. 

Para chegar nesse nível de acabamento, o processo requer um gerenciamento de equipamentos e insumos que você nem imagina. Graças à tecnologia, hoje é possível imprimir álbuns de casamento no processo fine art sem precisar ir à falência, como no passado. 

Apesar do custo ser superior ao modelo tradicional, ao receber o material em mãos, você entenderá o motivo. Além do apelo visual, a durabilidade de um álbum fine art é muito maior. Com certeza, várias gerações da família verão as fotos do seu casamento e as cores ainda estarão tão vivas quanto no dia da entrega. 

Se o álbum fine art fugir do seu orçamento, não se preocupe. Nosso álbum tradicional também é impresso com um alto padrão de qualidade, ideal para que as suas lembranças sejam bem materializadas. Inicialmente, ele vem com 40 páginas, mas o número final depende da escolha dos noivos. Ele tem 30x30 cm e abertura panorâmica de 180°, facilitando a visualização de cada página.

Ah, mas o que acontece com todas aquelas fotos descartadas na hora de diagramar o álbum? Não se preocupe, elas também vão com você para a casa em um charmoso pen-drive de madeira em uma caixinha de cimento queimado especialmente feita por mim! Assim, suas recordações estarão seguras em vários formatos. 

Se você ainda está em dúvida, sugiro marcarmos um encontro aqui no estúdio. Venha alguns modelos mais de perto e avaliar o material com mais critério. Vale tudo para garantir que o seu álbum de casamento fique perfeito! 

Fabio Furlan